No dia 25 de julho de 2012, fizemos um apanhado com algumas das centenas de imagens falsas que já pesquisamos no E-farsas e, com a ajuda do amigo jornalista Humberto Oliveira do blog O Buteco da Net, criamos um resumão que você confere agora. O intuito é mostrar que as pessoas não podem confiar em tudo que veem na web. Confira algumas delas:
O Cabo USB
O tão famoso “Cabo USB” do Facebook, na realidade se chamava Rodrigo da Rocha Klein. Ele faleceu numa missão de paz no Haiti. Alguém achou que seria uma boa piada e editou a foto. Rodrigo morreu em 2 de agosto de 2007.Mais sobre o caso do Cabo USB, clique aqui:
Computador antigo
Este é um caso curioso, no qual as duas imagens são falsas. Na realidade, de real mesmo, só o painel antigo que aparece nas duas imagens e pertencia a um antigo submarino nuclear. No entanto, nem a impressora, nem a TV, nem o velhinho que aparece são reais, foram todas inseridas digitalmente na imagem do painel.Mais sobre essa fotomontagem clicando aqui:
Tubarões na estação de metrô
No início de 2012, uma imagem dizia que o saguão de um shopping (ou estação de metrô) havia ficado completamente cheio de água e com dois tubarões desfilando tranquilamente. O fato, é que as imagens foram roubadas de um site que contém fotos da revista Africa Geographic, de setembro de 2005, e publicadas na internet. Muita gente acreditou.Saiba mais sobre essa montagem aqui:
Esqueleto gigante
A imagem é falsa e foi criada por usuários do site Worth1000, que é especializado em montagens no Photoshop e o esqueleto não tem nada de gigante.Mais sobre a montagem do esqueleto gigante aqui:
As gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen em trajes minúsculos
As gêmeas Olsen também foram vítimas de montagens. O criador da edição é desconhecido, mas as imagens originais entregam a farsa.Saiba mais sobre essa fotomontagem com as gêmeas aqui:
Nome esquisito de bairro
Há alguns meses, a imagem de um ônibus que conduz a um local chamado “Puta Que Pariu” bombou na internet. De acordo com a notícia, a cidade estaria localizada no interior do estado de Minas Gerais! No entanto, é fácil perceber que o tal ônibus, na realidade, pertence à cidade Curitiba. A imagem real entrega a montagem.Cidade chamada Puta que Pariu existe mesmo? Descubra aqui:
Mensagem subliminar no desenho Toy Story
Há algum tempo, circula na internet uma imagem que sugere uma mensagem subliminar no desenho Toy Story. As sombras sugerem que duas pessoas estão praticando sexo oral. Mas uma busca rápida na internet mostra que a imagem é bem diferente. Não se sabe quem é o autor.Veja como descobrimos que essa foto era falsa aqui:
E você, lembra de alguma foto que publicamos aqui no E-farsas que era falsa? Relembre conosco aí nos comentários!
Agradecimentos ao amigo Humberto Oliveira do Buteco da Net!
Nenhum comentário:
Postar um comentário